quarta-feira, maio 12, 2010

Chegando em Fortaleza

As férias do ano passado foram planejadas um ano antes. Foi a primeira vez que isso acontecia. Fazer isso não significa segurança de que tudo vá sair certo e perfeito, mas tem que se programar com certo tempo, isso é fato. Não deixar nada para última hora é a melhor solução, pois assim podemos conseguir bons voos e bons preços. E se a viagem for programada para a baixa temporada melhor ainda. Vi num site de viagens uma matéria sobre um Ceará que muitos desconhecem o Ceará do sertão e da serra. Procurar se informar sobre para onde deseja ir é outro dado importante para que nada saia errado com a sua viagem. E hoje em dia é a coisa mais fácil para se fazer. Temos condições de saber quais as roubadas que estamos nos metendo ou descobrindo as maravilhas de um lugar pouco explorado. E se a viagem não for dessas tradicionais, comprado por pacote com datas certas e horário fechado o melhor é se cercar de todas as informações possíveis para que tudo saia conforme o pensado. E foi assim que fizemos nas férias de 2009.

Um voo tranquilo e sem escalas nos proporcionou estar caminhando pela praia de Iracema às 11hs do dia 06 de maio de 2009. Deixamos as malas no hotel e fomos à busca de um bom restaurante para almoçar e brindar esse início de férias.

Para se fazer uma viagem que não seja o trivial, tem que estar preparado para aventuras, para sair da normalidade, estar preparado para a adversidade e curtir cada momento, não se irritar com coisas que possam dar errado porque tais lugares por não serem turísticos não há muita estrutura para receber um forasteiro. Então há que se estar preparado para o improviso. Não era o nosso caso, já que sempre fomos à busca desses lugares pouco divulgados, um Brasil realmente ainda pouco conhecido. Até nisso éramos parceiros. Viajar com o Eduardo era muito bom, topava tudo, sempre pronto a seguir em frente sem medo de nada. Um aventureiro.

Reservamos esse dia e o seguinte para rever Fortaleza já que havíamos estado por aqui no ano de 1997. Depois desse almoço fomos caminhar pelo comércio, indo até o mercado municipal. Se você é uma pessoa que gosta de artesanato local como o Eduardo então não deve deixar de ir passear num mercado municipal. Nesses lugares é onde há a maior concentração de lojinhas com esse tipo de mercadoria. Ali você deve estar preparado para a agitação, vendedores quase te puxando para dentro das lojas, estar pronto para pechinchar sempre e sorrir. Não adianta ficar irritado, pois todos estão ali trabalhando e os turistas são alvo para qualquer comerciante. Faça a sua parte, compre algo. Mas se vai ficar mais de um dia, deixe para fazer as compras no final, pois você pode acabar conseguindo melhores preços nos diversos lugares que vai conhecer. Melhor não arriscar comprando no primeiro dia.

Nenhum comentário: