sexta-feira, julho 02, 2010

Uma antiga amiga do Eduardo

Na madrugada do dia primeiro de maio estava no meu encontro diário com o Eduardo através do blog quando vi que havia um acesso de uma cidade dos Estados Unidos que me chamou a atenção. Fiquei pensando quem seria essa pessoa interessada nesse humilde blog por tantos minutos. Quando criei o blog segui um conselho da terapeuta para que eu escrevesse sempre que sentisse necessidade em descarregar emoções. Fiz não só para me ajudar, mas também para dividir com os amigos e familiares lembranças de todos os momentos alegres que passamos juntos. Mas para minha surpresa o blog acabou tendo outra função, a de conhecer novas pessoas e resgatar amigos do Eduardo. Quando o conheci ele não tinha muitos amigos, mas tinha grandes amigos. Fui apresentado a alguns, outros apenas ouvi falar.

O mistério desse acesso dos Estados Unidos foi desvendado através do e-mail que recebi no dia seguinte:

De: Glaucia
Enviada: sábado, 1 de maio de 2010 3:31:21
Para: José Carlos Albernaz

De uma antiga amiga do Eduardo

Caro José Carlos, você não me conhece, mas eu era amiga do Eduardo desde a adolescência. Chegamos a namorar por quase um ano, e depois disso seguimos sendo amigos. Nós nos conhecemos no curso de inglês de Nova Iguaçu, ainda adolescentes, e estivemos em contato até 1999, quando voltei para os EUA. Apesar de a nossa amizade ter sobrevivido meus primeiros seis anos nos EUA, acabamos perdendo contato quando voltei para cá (morei no Rio de 96 a 99). Algumas vezes busquei um e-mail para entrar em contato com o Eduardo, mas nunca encontrei nenhum. Hoje voltei a procurar por ele na internet, na esperança de encontrar alguma coisa. O que encontrei me deixou chocada, como você pode imaginar. Nunca imaginei que fosse me deparar com a perda do Eduardo e pensar que no ultimo dia 18 me lembrei que era aniversario dele. Enquanto a notícia da perda do Eduardo ainda me tem meio "fora do ar", fico muito contente que ele tenha passado alguns anos com um companheiro que o amava. Ele merecia ser feliz. Alegra-me muito que ele tenha se assumido e se encontrado, e encontrado você. Nem posso imaginar a dor que você ainda sente, mas tenho certeza que, com o tempo, a dor vai diminuir, deixando as boas lembranças e te abrindo caminho para ser feliz com outra pessoa. Tenho certeza que era isso que o Eduardo ia querer. Um grande abraço e muita paz para você, Glaucia

Fiquei tão emocionado com essa surpresa e confesso meio desnorteado, tentando entender a grandeza desse fato. Um simples blog em homenagem a um companheiro foi capaz de me trazer uma amiga de um passado do Eduardo que sei tão pouco. Uma amiga que desde as primeiras linhas se mostrou tão querida que a partir daí iniciamos uma troca de e-mails diários. Da mesma forma que o Blog lhe mostra um Eduardo maduro, menos tímido e mais feliz, eu fico sabendo sobre sua fase adolescente, a Universidade e o início da sua formação.

De: Glaucia Silva
Enviada: domingo, 2 de maio de 2010 19:39:37
Para: José Carlos Albernaz

Eu conheci o Eduardo quando devíamos ter uns 15 ou 16 anos, no curso de inglês, como mencionei antes. Alem do curso de inglês, coincidimos de estarem os dois na Rural durante um ano (1982). Eu tinha entrado em 81 (em Eng. Florestal, o que eu chamo a minha vida passada), e ele começou veterinária lá em 82. Eu saí para fazer Letras, e foi nessa época que namoramos em 84 (quando eu já morava no Leme, onde meus pais estão até hoje). Nessa época também fazíamos alemão juntos (83 a 86). A Angélica, o Eduardo, eu e aquela minha quase prima (filha da minha madrinha) caímos na mesma turma de inglês a certa altura, foi aí que todos nos conhecemos. À medida que o tempo passava, ia tendo menos turma disponível, então quem continuava ficava mesmo junto assim eu e o Edu "sobramos" até o final do curso. Depois fomos fazer alemão juntos aos sábados na UERJ (a Angélica ficou em outra turma, deve ter entrado depois da gente). Fizemos todo o curso de alemão juntos, Edu, eu e meu pai (como era aos sábados, meu pai se entusiasmou e foi estudar com a gente). Hoje eu não falo uma palavra de alemão! rsrsrs No inglês e no alemão, tínhamos a companhia da Angélica--saíamos muito os três (muito pra mim, que não tinha vida social, sabe como é morar na Baixada não dá muita oportunidade de fazer o que a gente gostava que era ir a teatro e cinema). Cada um de nos estudava num colégio diferente em NI. Você conheceu a Angélica? Andei procurando por ela também, mas só tenho o telefone dos pais dela (não sei se ela ainda mora com eles). Desde ontem venho querendo ligar pra ela, mas estou tentando criar coragem--não pra dar a noticia do desaparecimento do Eduardo, que ela deve saber, mas para falar do assunto. Ainda não consegui vocalizar isso. Quando encontrei o seu blog, já era tarde, meu marido estava dormindo. Ontem passei o dia muito, muito triste, como vc deve imaginar (depois de praticamente não dormir), mas não consegui contar ao meu marido, nem telefonar para a minha mãe para dar uma noticia dessas.

Posso imaginar como deve ter sido difícil receber uma notícia assim. O Eduardo vivia correndo muito, trabalhava demais, sempre cobrei isso dele, desacelerar. Sempre deixava para depois ou que eu pudesse resolver coisas que só ele muitas vezes poderia fazer. Se parasse mais vezes, com certeza teríamos resgatado não só essa amizade com a Glaucia, mas com outros amigos que ficaram pelo caminho. Mas o “se” não existe, então coube a mim cuidar dessa valiosa herança que é sua amizade. E eu vou cuidar como cuido de todos aqueles que gosto, com muito carinho e atenção. Essa mesma atenção que ela tem me dado. Cativou-me o jeito sensível quando escreve. Passei a admira-la. Como disse Edu não tinha muitos amigos, mas tinha grandes amigos. E com certeza a Glaucia é um desses preciosos amigos que ele conquistou pela vida. Cada dia que trocamos emails fico conhecendo um pouco mais da história de vida dessa mulher batalhadora e corajosa. E temos nos dado tão bem que além de descobrir algumas afinidades, já traçamos planos para quando nos encontrarmos. Um longo abraço e um brinde em homenagem ao Eduardo, que nos aproximou. Mas enquanto aguardamos esse dia, o momento hoje é de lembrar o seu dia, e dizer parabéns pra você.

Beijos dos amigos José Carlos e Eduardo.

3 comentários:

Glaucia disse...

Meu querido,
como agradecer algo tao lindo? Nao há palavras. Fica entao um sincero "obrigada", nao só pelos presentes (como o que voce enviou e essa postagem tocante), mas, o mais importante pela sua amizade. Obrigada mesmo! E que esse brinde em homenagem ao Eduardo nao demore muito--estou te aguardando aqui!
Grande beijo,
Glaucia

festa animada disse...

Zé, como a vida é !!!! Incrível o aparecimento de uma antiga amiga do Edu, lhe trazendo notícias de um momento da vida dele que vc ainda não conhecia. Vê como sempre vc pode esperar por novidades. Estou maravilhada com isso !!!! Acredito que de início deve ter sido um choque e tanto..... Estou morrendo de saudades!!!!! Bjs e força, sempre...

Shela Lima disse...

Me emocionei d++++++++++ com tudo isso Zé... te amo meu quero irmão.