sexta-feira, julho 16, 2010

Rolinha da asa quebrada

Em março postei um tópico que dava notícias dos nossos filhinhos onde contava que um gavião havia degolado uma das rolinhas de asa quebrada que mantínhamos numa gaiola, deixando a outra sozinha e saudosa. Pois bem, no último dia 10 de julho morreu essa outra rolinha. Já estava conosco faz uns cinco anos, desde que foi atacada por um dos nossos gatos. Felizmente minha mãe conseguiu salvá-la, Edu ainda tentou por uma tala na asa dela, mas não teve jeito. Recuperou-se, mas nunca conseguiu alçar grandes voos, passou a viver engaiolada.

Nesse último dia 10 percebi que ela estava bem esquisita, mais agitada que de costume. Deu-me uma aflição tão grande e lembrei-me que o Eduardo sempre pedia para que de tempos em tempos tentássemos soltá-la para ver se ela conseguia voar. Conversei com minha mãe e acreditando que essa sua agitação fosse um pedido de liberdade, tentamos. Ela também tentou, mas infelizmente não conseguiu. Parecia ainda mais nervosa por não conseguir bater suas asas. Uma pena, teve que voltar para sua gaiola. No final da tarde minha mãe gritou desesperada ao ver a pequena rolinha completamente dura, morta no seu poleiro. Sem motivo aparente. Não conseguimos entender. Só posso acreditar que a solidão a matou. Acredito que ela estava de saco cheio de ficar pulando de um canto a outro naquela gaiola e queria se livrar dessa situação de qualquer jeito. Pena que não tenha sido de uma forma mais feliz, batendo suas asas, voando livremente.

Quando um dos gatos caçava e trazia uma rolinha para dentro de casa eu me revoltava, mas o Dr. Eduardo ria dessas situações e nos fazia acreditar que gatos são caçadores e trazem para seus donos a caça como um troféu. Nunca fui partidário dessa explicação, sempre achei uma maldade e batia neles quando teimavam em repetir essa cena. Pois foi isso que acabou fazendo dessa rolinha uma rolinha de estimação. Sempre bem cuidada e tratada com todo o carinho. O fato engraçado é que quando uma pessoa estranha vinha na casa da minha mãe e olhava aquela rolinha na gaiola, achava esquisito e ficavam penalizados, nos achando uns monstros por manter aquela ave tão comum enjaulada. Algumas pessoas, como o entregador de gás, ficava tão indignado com aquela situação que chegava a nos dar lição de moral, sobre aves presas em gaiolas. Enfim, mal sabia que ela só estava ali porque salvamos sua vida.










4 comentários:

Glaucia disse...

Desnecessário dizer que o Eduardo tinha toda a razão... Os gatos trazem mesmo "troféus"--e fique feliz de os seus nao trazerem ratos! Portanto, por favor nao bata neles, porque eles só fazem o que a natureza lhes dita.

bjs

Fabiana Alcanfor disse...

Parabéns por cuidar desses bichinhos, estou eu aqui na peleja para salvar um filhote de rolinha, parece que esotu indo bem, rs...

Anônimo disse...

me ajude tenho uma rolinha no forro do sofá da minha casa e nao consigo tirar ela dali nem mesmo com comida e ela está com a asa quebrada me ajude!!

Unknown disse...

Estou com uma rolinha na gaiola, eu peguei ela no quintal, esta com a asa machucada :(