quarta-feira, janeiro 26, 2011

Coretos

Li que as inscrições para o Concurso de Coretos de Bairros, realizado pela Riotur, estão abertas até o dia 15 de fevereiro. Realizado desde 1972 pela Prefeitura do Rio, o Concurso de Coretos de Bairros, tem como proposta estimular a população a brincar o carnaval sem se deslocar de seu bairro. No concurso os moradores são os verdadeiros artistas sendo responsáveis pela montagem, decoração e animação dos Coretos.

Nossa, nem me dava conta que ainda existiam coretos, e muito menos concurso. E como minhas maiores lembranças da infância estão relacionadas ao carnaval, tenho registrado na memória o primeiro coreto que vi na vida. Foi o de Cascadura quando íamos para a casa da minha vó Gilda no carnaval. Era enorme, todo iluminado e colorido e era em volta dele que todos brincavam.

Fui crescendo e me encantando com os coretos e o carnaval que havia na Praça de Vaz Lobo. Ele era montado bem no meio da pequena pracinha, as ruas ficavam interditadas e assim permitia que todos os foliões pudessem brincar tranquilamente ao som das músicas que saiam das caixas de som que ficavam penduradas nos postes. Muitas vezes fazíamos o percurso de Vaz Lobo a Irajá para ver como estava o carnaval de lá. Mas entre os dois, sempre preferimos o de Vaz Lobo.

Infelizmente esse carnaval de rua foi morrendo quando virei adulto, mas o coreto de Vaz Lobo nunca deixou de ser montado. Já não era enormes e cheios de iluminação como do meu tempo de menino, mas felizmente ele continua a existir assim como o carnaval de rua.

Como diz a letra de um Samba famoso cantado pela Alcione:

... Mais um carnaval
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final
Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar

Que assim seja!

Nenhum comentário: