quinta-feira, junho 10, 2010

Copa do Mundo de 2010

Assim como no carnaval, a cidade já está enfeitada para a grande festa que se inicia na África do Sul, A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo. E nós, brasileiros, festeiros por natureza, vamos parar o que estamos fazendo, esquecer tudo a nossa volta e ficar de olho nessa festa.

E não vai ser diferente no quintal de Vaz Lobo. Diferentes de outros anos sim, isso é fato, mas não na alegria e na torcida já que agora existem novíssimos torcedores que precisam vivenciar esse momento. Todos os tios e primos que festejaram juntos em outras copas lembram-se dessa nossa preparação para torcer. Assim como o restante do País, nós também nos reunimos em volta da tv, vestimos verde e amarelo, soamos cornetas, cantamos o hino mesmo que os jogadores não saibam, gritamos, xingamos, fazemos mandigas, bebemos, celebramos e torcemos. Principalmente para o Brasil se classificar para que essa nossa festa possa se esticar ainda mais. Não importa, o que queremos é ficar alegres nesses dias para podermos enfrentar a rotina do dia a dia. Pois são essas vibrações que os pequenos vão sentir agora, para que mais tarde possam se lembrar, assim como eu me lembro da festa que fazíamos nos dias de jogos da seleção. Como esquecer o papel picado jogado para o alto na sala da vovó a cada gol do Brasil, de decorar todo o quintal, de ouvir sambas enredos ao final de cada vitória, de ouvir dos supersticiosos que não poderíamos mudar de posição no segundo tempo, de não trocar a roupa para o próximo jogo, de cruzar os dedos num lance perigoso, de relaxar nos intervalos comendo tudo que faziam de comida para esse dia, de soltar fogos na vitória e na derrota, sim porque a tristeza pela derrota só demorava 20 minutos. Tudo era motivo para beber e ficar comentando os “se” tivesse feito isso, “se” tivesse acertado aquela bola. São infinitas lembranças de uma festa que se passa de quatro em quatro anos, mas que parece que foi ontem a última vez que fizemos tudo isso. Engano meu, as fotos estão ai para provar que daquelas cinco crianças vestidas de verde e amarelo, três já estão casadas e duas já tem filhos. E agora são para eles que todo esse ritual será feito, com a mesma alegria e diversão de sempre. Cartão vermelho para a tristeza, os chatos e os pessimistas. O torcer juntos é o que importa.

Enfim, mesmo para os que não sejam amantes de futebol, torcer pela seleção brasileira na Copa do Mundo é primordial, caso contrário você será um ET em todos os lugares que for após cada jogo. Por isso, se queremos que esse feriado prolongado se estenda além da primeira fase, vamos nos ligar nos jogos e nos prepararmos para a maratona. A nossa estreia como torcedores será no dia 15 de junho às 15h30min no jogo Brasil X Coréia do Norte. O Segundo jogo será Brasil X Costa do Marfim no dia 20 de junho também às 15h30min. O jogo Brasil X Portugal marcará a última participação da nossa seleção na primeira fase da Copa do Mundo 2010, e acontecerá no dia 25 de junho às 11h. Agora é torcer.




3 comentários:

Glaucia disse...

Apesar de americano praticamente nao piscar por causa de Copa, nao vou perder um jogo do Brasil--e hoje "vi" Africa do Sul x Mexico enquanto pintava uma porta (mas perdi o gol do Mexico, que deve ter acontecido quando eu limpava o pincel...).

Glaucia disse...

Só pra esclarecer: meu "nao piscar" significa que eles nao estao nem aí...
bjs

Flavio Oliveira disse...

Ver estas fotos é voltar em um passado maravilhoso, obrigado Zé!