domingo, fevereiro 13, 2011

Uma foto e um guarda chuva

Se gostamos de carnaval, devemos isso a nossos pais. À noite eles iam assistir aos desfiles das escolas de samba e durante o dia, minha mãe nos levava para ver os blocos, ao carnaval no centro da cidade. Quando voltávamos para casa, ela só tinha tempo de tomar um banho e sair para a folia com meu pai. Esse era nosso ritual carnavalesco. Durante minha infância e juventude foi todo assim. Essa foto é uma recordação de grande valor dessa rotina carnavalesca, além de engraçada, ela traz algumas curiosidades de uma época distante.

Nesse ano foi feita uma fantasia para os componentes do bloco da nossa rua e meu irmão estava todo feliz com a sua e queria muito tirar uma foto. Insistiu tanto que minha mãe matou sua vontade chamando um fotógrafo. Mas essa foto só foi retirada após o carnaval. Era um tempo que não havia máquinas digitais por isso a dificuldade de saber como estaria a foto. O fato é que o maior interessado em aparecer simplesmente não aparece. Por algum problema na revelação ou na iluminação do local impediu que meu irmão pudesse ser visto com nitidez. Uma tristeza para todos nós e para ele, que ficou bastante chateado.

Antes desse fato, outra história engraçada aconteceu envolvendo o personagem mascarado com fronha de travesseiro na cabeça. Nós pegávamos na praçinha de Vaz Lobo o ônibus 347 (Vaz Lobo - Tiradentes) e soltávamos na Praça Tiradentes, no centro da cidade. Entravamos pela rua da carioca para chegar a Av. Rio Branco, onde os blocos desfilavam. Nesse momento começou a chover forte e fomos nos abrigar debaixo de uma árvore e qual nossa surpresa ao olhar para os galhos da árvore e descobrir um guarda-chuva em perfeito estado. Não sabemos o motivo que levou alguém esconder aquele chapéu ali, mas a partir daquele momento ele passou a ser nosso e nos protegeu da chuva, além de compor da fantasia do mascarado. Nessa foto está meu irmão, minha mãe, eu e o mascarado. Alguém da família saberia dizer quem seria ele?

3 comentários:

deissinha disse...

Oie Ze Carlos.

Quando começei a ler lembrei da historia do guarda chuva.Estou na duvida de Luci e Odilon. Mais la vou eu é o Odilon.

Beijos

deissinha disse...

Oie Ze Carlos,

Olhando bem pelo modo que parou e Luci.

Ieda Ribeiro disse...

oieeeeeeeeeeeee zé Carlinos é a Luci... dei um zoom e as unas e a maneira de pegar no copo...kkkkkkkkkk só faltou o cigarrinho pq nessa época ela fumava escondida da mamãe...kkkkk beijos