DIA NACIONAL DA SAÚDE: HOMENAGEM A OSWALDO CRUZ
A data é importante: 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde. O que nem todos sabem é que foi escolhido em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br
Se não fosse pela bela homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz essa data não teria sentido algum. Pelo menos para mim. Basta ler o que todos os sites dizem sobre comemorar esse dia: “O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente!” Gostaria de entender como fazer essas coisas. Porque convivi com uma pessoa que tinha uma alimentação completamente equilibrada, que bebia muita água, descansava até mais do que devia, praticava todas as atividades físicas que seu tempo permitia (natação, spinning, pilates e musculação) e não desprezava seus momentos de lazer. Logo, no meu ignorante entendimento essa pessoa cuidava da sua saúde. Cuidava até mais do que eu e nem por isso ficou imune a um câncer bastante raro no fígado. E de quebra ainda tinha outro nódulo na pélvis. É injusto e revoltante. Quem o conheceu sabe da vida saudável que levava e ensinava para todos como levar essa vida. Mas hoje vejo que isso não nos levou a lugar nenhum. O que isso o favoreceu? Acho que só serviu para ser elogiado em vida. Muito pouco para quem se cuidava.
Fico pensando que uma pessoa que não faz nada disso está correndo sério risco, não só de contrair uma doença mais grave, mas de várias. Porque se a que se cuida tem que sofrer e pagar esse preço, imagino a que não tem essa preocupação. Pobre de mim. Não entendo o que posso fazer para melhorar minha saúde. Neste momento posso achar que estou sadio e na realidade não estou. Posso não sentir nada nesse instante, mas a qualquer momento como um vulcão em erupção, deflagrar uma mudança brutal que nunca soube que tinha, e nem saber como a criei.
Sei que não estou raciocinando como uma pessoa inteligente, mas eu não sou mesmo. Que Deus me perdoe pelas minhas palavras, estou estudando justamente para tentar entender esse sentido de escrever por linhas tortas. De entender que precisamos passar por algumas provações. Mas como estou ainda no pré primário do espiritismo e, portanto me permito escrever todas as besteiras que me vem à cabeça. Um dia quem sabe posso enaltecer a função que uma data dessas representa. Por enquanto prefiro agradecer a Oswaldo Cruz, pelo muito que fez para erradicar a febre amarela, a varíola, enfim, as moléstias contagiosas. Esse dia deve ser conhecido e comemorado sim por aqueles que lutaram ou lutam para combater as doenças. Assim como devemos lembrar aqueles que tinham uma saúde de ferro e foram guerreiros nessa batalha inglória sobre uma doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário