quarta-feira, agosto 25, 2010

25 de agosto - Dia do Soldado

"Abraçados e unidos marchemos, não peito a peito, mas ombro-a-ombro, em defesa da Pátria, nossa mãe comum".


(Duque de Caxias )

Eu sempre tive orgulho por esse soldado e não me cansava de repetir isso para ele. Por tudo que ele foi, mas principalmente pela sua dedicação e generosidade com as outras pessoas. Como não gostar de um cara assim? Orgulho-me ainda mais ao continuar ouvindo elogios a ele.

Enfrentou com bravura sua pior batalha. Vi coisas que qualquer outro ser humano estaria se lamentando, agindo como vítima, mas ele não. Suportou com firmeza e garra todas as vezes que a doença teimava em provocá-lo. Não desistiu em nenhum momento, encarou com força e coragem o quanto pode. Será sempre o meu herói. Aquele que lutou até o fim por minha causa.

Sobre a sua passagem pelo quartel, a única coisa boa que me dizia era da possibilidade de ter aprendido a tratar de animais de grande porte, mesmo que nunca mais tenha tido a oportunidade de usar esse aprendizado.

Parabéns aos soldados.

25 de agosto são o dia e a data do aniversário do nascimento do Patrono do Exército Brasileiro. Com pouco mais de 20 anos já era capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869. Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.











Nenhum comentário: