sábado, agosto 14, 2010

14 de Agosto - Dia do Combate à Poluição



Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. Quando nos referimos a poluição atmosférica queremos falar sobre a eliminação de resíduos pelas indústrias e a queima de carvão em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico. Esse ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças do aparelho respiratório.

O final de todo poluente solúvel jogado no ar e no solo vão para os rios, lagos e mares. A maior responsabilidade pela devastação da fauna e pela deterioração da água cabe novamente às indústrias químicas instaladas em suas margens.

A poluição do solo ocorre quando para se combater insetos, fungos, bactérias e outros organismos considerados pragas, são combatidos com produtos químicos. Ele contribui para salvar muita gente de morrer de malária, por exemplo mas esse praguecida demora cerca de 10 anos para ser transformar em substâncias menos tóxicas. Com o uso constante desta substância ocorre contaminação do solo, dos rios, plantas e animais.

Como vemos, o homem perde-se numa estranha contradição quando vai relacionar-se com a natureza: ele destrói para construir. Essa atitude já se reflete no meio ambiente: rios poluídos por resíduos industriais, a chuva ácida nas grandes cidades, a névoa escura que acompanha o nascer do dia nas metrópoles. Todas consequências da irracionalidade humana quando se fala em preservação.

A saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológicas.



Nenhum comentário: