segunda-feira, dezembro 20, 2010

Já me senti Papai Noel.


No Natal de 2008 estava tudo tão bem, tão feliz em todos os sentidos que me bateu uma vontade danada de dividir isso presenteando três crianças. Pela carência e proximidade, resolvi que seria os filhos da Silvinha, uma jovem que passa a roupa para minha mãe. Eu sentia dentro de mim que deveria fazer isso como forma de agradecimento a tantas coisas boas, tanto sucesso que havia conseguido naquele ano. Combinei com minha mãe e o Eduardo e quando sai do trabalho me encontrei com eles no Shopping. Entramos na loja e eles timidamente foram escolher as roupas. Eu ficava feliz com a euforia deles naquele incessante vai e vem de experimentar as roupas que mais gostavam.



Saímos da loja com cada um segurando seu presente e partimos para um lanche na praça de alimentação. Esse lanche coube ao Eduardo presentear-nos. São crianças bem educadas e sem grandes exigências. Com certeza tinha em mente várias recomendações da mãe deles. Estavam tímidos, mas pelo rostinho, muito felizes. E eu mais ainda.


Vieram me visitar na noite de Natal para um abraço e agradecimento. Estavam com a roupa nova, pois sua mãe os obrigou a vestir para essa visita já que só a usariam no final do ano. Uma visita realmente inesperada, que me deixou muito comovido. Presente melhor não poderia ter recebido. Um sentimento que o Papai Noel deve sentir todos os anos.


A figura desse bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 D.C. Este bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau). Esta associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverso na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca Cola mostrou o bom velhinho com a roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se em definitivo.

Nenhum comentário: