Convivendo esses anos todos com um médico veterinário, pude aprender muitas coisas. Lembro que ficava aflito com a agitação dos cães e gatos quando ouviam barulhos e nos deu algumas dicas para amenizar esse sofrimento deles. Quero dividir com vocês que tem animais em casa.
Todas as festas que tem barulhos causados por fogos de artifício, cornetas e gritos, como Copa do Mundo, por exemplo, é uma época de alegria e diversão para nós, mas não muito para os nossos animais de estimação. Os cães e gatos possuem uma audição 40 vezes mais apurada que a audição humana e por isso sofrem muito com esses barulhos.
Sabemos que é maravilhoso poder torcer pela nossa seleção e geralmente o fazemos com muito exagero, soltando fogos e bombinhas, tocando cornetas, vuvuzelas, etc., mas também devemos ter em mente que os animais podem ficar assustados com todo esse barulho, pois não entendem o que está acontecendo. Na tentativa de se esconder e proteger, muitos procuram escapar do quintal ou da casa e saem para as ruas desnorteados, podendo ser atropelados e até morrer.
Muitos podem ficar mais agressivos com tanto barulho e gritaria e até acabar mordendo pessoas da casa sem, obviamente, ter a intenção de atacar. Eles ficam tão assustados que muitas vezes mesmo aqueles animais dóceis e calmos podem se tornar arredios e agressivos.
Devemos evitar o uso de fogos de artifício ou bombinhas perto de animais, assim como o de cornetas e outros instrumentos que geram barulhos altíssimos para os ouvidos deles. Quando o ruído vem de fora e não for possível evitá-lo, o Dr. Eduardo nos ensinou a colocar chumaços de algodão seco em ambos os ouvidos de cães e gatos. Isso diminui um pouco a intensidade do barulho que chegaria aos ouvidos deles. Infelizmente alguns animais não gostam e não vão permitir, mas outros permitirão.
Devemos sempre checar portas e janelas, principalmente no caso de animais de pequeno porte e gatos que, assustados, podem sair por frestas, janelas e por entre as grades do portão – sabemos que nas ruas esses animais podem sofrer sérios acidentes.
Nunca manter os animais presos por guias ou correntes, eles podem ficar muito assustados e até se enforcarem ao tentar escapar. Tente acalmá-los quando perceber que estão trêmulos ou distraí-los com brinquedos e petiscos próprios para a espécie.
Vamos torcer pelo Brasil na Copa e, ao mesmo tempo, adotar medidas simples para que nossos animais não sofram com o excesso de barulho, fujam ou se machuquem.
Fonte: http://wspabrasil.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário