Hoje é dia 5 de Junho, Dia do Meio Ambiente! É dia de espalhar mensagem por toda a Internet e pedir que preservem a nossa Natureza, as nossas matas e florestas, os nossos rios e mares. Vamos lembrar de cuidar do que é nosso não apenas hoje, mas todos os dias. Preserve, faça a sua parte. A humanidade agradecerá no futuro!
Acho que foi bem assim mesmo que tudo começou. Ainda em 1992 estava passeando com o Eduardo e quando ia jogar o papel de uma bala pela janela do carro ele estendeu a mão direita e pediu para que eu desse para ele. Tinha uma sacolinha presa na marcha para essa finalidade. Fiquei morrendo de vergonha. Era início da relação e estávamos ainda nos conhecendo, tentando mostrar nesse primeiro momento somente as qualidades e eu acabei pisando na bola. Mas Edu sempre foi muito educado, a reação dele foi sem alarde nenhum, não me chamou a atenção e nem me passou uma lição sobre o erro que eu estava cometendo em atirar lixo pela janela. Nem precisava, seu gesto tão bacana me fez ver isso e aprendi.
Mas ele não sabia tudo, nem aplicava na sua rotina diária algumas medidas para ajudar o planeta. Tinha o péssimo hábito de fazer a barba e deixar a água da torneira aberta sem estar usando.
Por isso fomos aprendendo juntos a ter esse olhar preocupado com a natureza, passamos a pensar um pouquinho sobre o destino do nosso planeta, e fomos tentando reduzir alguns desperdícios.
Parece bobagem falar em respeito ao meio ambiente. Mas, no entanto muitas pessoas não sabem se comportar em ambientes naturais. Ou porque não foram educadas para isso ou não percebem o quanto o meio ambiente é frágil e delicado ou porque simplesmente não querem. Não podemos limpar essas áreas diariamente como se faz nas grandes cidades. A recuperação de uma área natural degradada pode levar anos, ou séculos, por isso a regra do excursionismo está mais atual do que nunca: “não tire nada a não ser fotografias, não deixe nada a não ser pegadas”.
Em todas as nossas viagens sempre buscamos estar em contato com a natureza. E sempre tivemos em sintonia como o meio ambiente. Não éramos um estranho naquele lugar. E nessas andanças vimos de tudo e algumas vezes visões nada positivas. Mesmo visitando lugares turísticos, sempre muito bem cuidados, algumas vezes vimos em nome do desenvolvimento à mata nativa ser derrubada brutalmente para a construção de estradas para o bem estar dos seres humanos, por exemplo. Vimos condomínios sendo construído onde havia morada de animais silvestres. São apenas exemplos para que possamos pensar melhor sobre a necessidade deste dito desenvolvimento, e o que estamos fazendo para cuidar dessa nossa moradia. São Francisco de Assis diz uma frase assim: “Comece fazendo o possível e logo você estará fazendo o impossível”. Basta querermos.
Um comentário:
Caríssimo,
nao é bobagem falar do meio ambiente nao! Temos que fazer o que pudermos para preservar o que temos. Nao pelo planeta, que vai se recuperar da bagunça que nós fizemos quando desaparecermos, mas para que nós possamos nos preservar. O desastre do Golfo do México me causa dor quase física...
Obrigada por trazer esse assunto tao importante para o blog!
bjs, Glaucia
Postar um comentário