Clique no video abaixo para se deleitar com nossa aventura no Araguaia.
Parece que a região do Araguaia entrou na moda. Hoje o Globo repórter vai falar sobre essa região e em breve vai estrear uma novela com esse nome. Mas nós descobrimos a região como destino turístico em 2002. Queríamos conhecer o Tocantins de ponta a ponta e nossa porta de entrada foi o Araguaia, nas selvas do coração do Brasil. Um destino imperdível.
A ida foi confusa, já que a nossa companheira de viagem Cássia não chegou na hora marcada devido a um pneu furado no seu táxi. Embarcamos preocupados, mas felizmente ela conseguiu chegar mais tarde. Uma aventura e tanto, já que precisamos de 4 h de carro até a cidade de Caseara e de lá mais duas horas de voadeira até o Araguaia, onde fica pousada, as margens do rio. Um lugar paradisíaco.
O Araguaia é um lugar para contemplação e descanso. É o momento de observar a beleza da vegetação nativa, além da abundante fauna de aves. Mas é o rio, parte integrante da vida dos ribeirinhos e berço das lendas e histórias nativas que devemos conhecer. Como as águas começam a baixar a partir de maio, podemos usufruir de belas praias para banho. Os pássaros nos vigiam e nos acompanham o tempo todo, assim como uma infinidade de borboletas. O lugar é apaixonante. Até mesmo as tempestades que caem no final da tarde são admiráveis porque são passageiras e em seguida abre um por do sol inacreditável. O lugar é mágico. A luz na pousada é à base de gerador e às 23hs apaga-se tudo. Breu total. Só conseguimos ouvir os barulhos dos animais em volta dos chalés e a brincadeira é ficar tentando adivinhar que animal está fazendo tal ruído. Foram dias inesquecíveis que vale lembrar pelas fotos e vídeos.
Um comentário:
O Araguaia deve ser mesmo lindo--ouço a respeito desde 1981, quando conheci a minha comadre, que é goiana e ia com alguma frequência ao Araguaia (imagina o Araguaia no final dos anos 70!). Mas nao esqueço do que ela dizia dos mosquitos: que alguns usavam oleo de cozinha como repelente...
Postar um comentário