quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Triângulo amoroso do carnaval

Antes de pularem Carnaval em bailes com confetes e serpentinas, estes três personagens eram protagonistas de tramas teatrais com forte apelo social.

Eles surgiram e ganham destaque na Commédia dell art, gênero de teatro italiano nascido no século XVI. O triângulo amoroso dos três serviçais servia de pano de fundo para ridicularizar pelas ruas os poderosos da época e trazer alegria a população mais inculta da época.

Pierrô: ou Pedrolino, mas na França do século XIX foi batizado de Pierrot e foi com este nome que ficou conhecido o mais pobre dos serviçais, que de tão paupérrimo, vestia roupas de sacos de farinha, tinha o rosto branco e não usava máscara. Depressivo, vivia suspirando pelo amor de Colombina, era sempre o alvo das piadas em cena, não obstante, sua caracterização inspirou palhaços de circo.

Arlequim: era o serviçal preguiçoso e insolente, além de ter um espírito de porco, tentava convencer a todos de sua ingenuidade e estupidez. Debochado, infernizava a vida dos demais personagens pregando nestas peças, depois usava sua esperteza nata para escapar das confusões. Sua roupa de Losangos coloridos eram uma de suas marcas.

Colombina: tão bela e refinada quanto sua ama, filha do Patrão Pantaleão, ela era o pivô do triângulo amoroso, de um lado o enamorado Pierrô, e de outro, o malandro Arlequim que foi conquistado com a dança e canto da graciosa serviçal. Ela namorava o inocente Pierrô, e o traia com o esperto Arlequim.

Todos sabem que o Carnaval não nasceu no Brasil, mas foi aqui que ele encontrou condições para exaltar-se como festa popular e os três personagens do Carnaval dos primórdios tem espaço garantido em qualquer baile.


Marcha de 1935
Composição: Noel Rosa e Heitor dos Prazeres

Um pierrô apaixonado
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina
Acabou chorando, acabou chorando
Um pierrô apaixonado
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina
Acabou chorando, acabou chorando
A colombina entrou num botequim
Bebeu, bebeu, saiu assim, assim
Dizendo: pierrô cacete
Vai tomar sorvete com o arlequim
Um grande amor tem sempre um triste fim
Com o pierrô aconteceu assim
Levando esse grande chute
Foi tomar vermute com amendoim


Nenhum comentário: