domingo, outubro 03, 2010

Eleições 2010

Desde 1992 não sei o que é ser somente eleitor no dia das eleições porque sempre estive do outro lado, do lado de dentro, o da preparação. Tanto anos envolvido com o processo que me sinto esquisito indo somente ir votar. Tantas lembranças, tantas eleições, das mais complicadas como a do ano de 1994 à primeira eleição totalmente informatizada em 1996.

Quantas mudanças, quanta evolução. Da urna de lona a urna eletrônica. Quanta facilidade. Quem está de fora não faz a mínima idéia do trabalho que é preparar uma eleição. De fazer com que uma urna esteja prontinha para receber o eleitor na sua seção eleitoral. A quantidade de pessoas envolvidas nesse processo é imensa. Muitos devem achar que as urnas ficam guardadas nos colégios. Mas não são. Elas são guardadas todas juntas num galpão, com muito cuidado para esse dia, são limpas, testadas e preparadas para receber as informações sobre os candidatos, sobre os eleitores e principalmente os votos. Um trabalho de meses, que envolve profissionais bastante competentes. Todos têm um papel fundamental nessa estrutura toda. Não só nesse preparo, mas durante todo o dia da eleição, na transmissão dos dados, e continua na divulgação do resultado. A eleição termina, com a felicidade dos eleitos, o choro dos perdedores, mas esse trabalho de conclusão das eleições ainda se estende por um bom tempo dentro do Tribunal.

Estou sentindo falta de acompanhar essa eleição de perto, de saber como está sendo a preparação. Vou sentir falta de ver os amigos vestidos como se fossem para uma grande festa (que na verdade é) aguardando o término da votação no nosso Estado. Cada um mais elegante que o outro, mas num estresse que ninguém faz idéia. Para nós eleitores parecem que tudo está ocorrendo sem problemas nenhum, mas quando se está lá dentro sabemos que para que isso ocorra é necessário ter as pessoas certas por trás de tudo. E são várias pessoas atentas para que não haja falhas, erros. Porque o que não falta é pessoas desconfiadas desse processo todo.

O auge da festa é quando o último voto é apurado. Todos se sentem recompensados por mais uma eleição vitoriosa. Todos vão para casa descansar desse dia desgastante para voltar no dia seguinte. Pois é, o trabalho continua no dia seguinte. Meses e meses sem final de semanas e feriados, e não termina no dia da eleição. É a hora da divulgação, tão complicado como toda a preparação da votação. É o momento de estarem cara a cara com os perdedores, aqueles que mais reclamam e fazem fila para pedir recontagem de votos. Estive a frente desse trabalho desde a época da cédula e com certeza hoje em dia é bem mais fácil e rápida essa divulgação. Quase ninguém elogia essa evolução. Um sucesso, uma vitoria para toda a seção de Estatística poder oferecer na hora o resultado para os interessados. Espero que sejam vitoriosos mais uma vez.

Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa evolução do processo das eleições, de ver de perto o quanto era complicado a existência de cédulas e do quanto à urna eletrônica veio tornar o processo mais limpo e honesto. Quem continua duvidando é porque é mal informado ou ignorante.

Vou torcer por meus amigos para que mais uma vez tudo corra tranqüilo nessas eleições. Boa sorte pessoal!

E a mim cabe somente votar direito. Boa sorte pra mim também.



Nenhum comentário: