segunda-feira, outubro 18, 2010

Dia do médico.

Coloquei essa imagem porque achei bonita e como homenagem ao dia do médico. Mas não concordo. Anjos são seres especiais, que nos amparam e protegem durante toda a vida. Médicos não têm essa característica. Ainda não conheci nenhum assim. Já me dou por satisfeito quando tenho empatia por algum deles.

Não é anjo, pra mim é fato. Mas o que é ser médico? Aquele homem capaz de salvar vidas? Um ser humano capacitado para corrigir danos físicos em nosso corpo? Aquele que se dedica a cura de males que acomete a espécie humana?Um ser dotado de capacidades extremas que com uma palavra constrói ou destrói uma vida? Um sujeito inacessível, rancoroso, rico, grosseiro que só anda atrasado ou apressado. Um dom divino, que iluminado só faz o bem?Um ser formado com a idéia de que tudo pode fazer para o bem da saúde de todos? Um espírito que reencarnou para cumprir uma missão? Um ser dotado de vontade de ser o que não é e nunca será? Um grande individualista que só pensa em resolver seus problemas e exibir seu grande poder material? Um grande intelectual idiota que se protege por traz da ignorância dos outros? Um letrado com todos os cursos e formações que sempre é vedete e estrela em tudo que faz? Um solitário e confuso profissional que pensa que sabe o que faz e quase nunca faz o que pensa? Um sujeito igual a todos os outros?

Já esbarrei com médicos com todas essas características. Alguns não são capazes nem de um sorriso. São médicos insensíveis a dor do paciente. E não gosto de ser ignorado na minha dor e no meu sofrimento. Avalio o desempenho médico por essa relação, se não há empatia fica difícil ter confiança e conseqüentemente a melhora.

Segue abaixo um texto super bonito do que é ser médico e como em várias fases da vida teremos que procurar por esse profissional, me resta torcer para que encontre um que faça metade das coisas que o texto descreve.

Ser Médico…
aliviar sofrimentos
penetrar fundo nos tormentos
da humanidade

 
Ser Médico…
dar de si profundamente
sentir a dor do doente
compreender a sua sorte
é se doar por inteiro
é romper o nevoeiro
que separa vida e morte

Ser Médico…
uma vida a dar vidas
à mão que cura feridas
a palavra que conforta
o olhar compadecido
ele é sempre o amigo
que ao bater lhe abre a porta
 
Ser Médico…
é infundir confiança
ao velho, ao jovem, à criança
é ser de Deus o instrumento
dando alívio à dor alheia
tecer fibra a fibra uma teia
seguindo o seu juramento

Ser Médico…
é ter na mão a leveza
agir com delicadeza
é ver em cada criatura
o pai, a mãe, o filho, o parente
para que seu trabalho apresente
o dom verdadeiro da cura

Ser Médico…
é empreender com carinho
conhecer e traçar seu caminho
sem jamais pensar no tédio
comprimidos não resolvem
nem diplomas se devolvem…
é uma paixão sem remédio!!!

Fonte:http://dissonanciacognitiva.wordpress.com/2010/08/09/medicos-insensiveis-as-dores-dos-pacientes/   



Nenhum comentário: