Clique nesse belo video!
Coloquei esse vídeo para homenagear esse dia, pois além de acha-lo lindo, mostra a felicidade do Eduardo quando entrava em contato com os animais que não frequentava normalmente a sua clínica. Parecia uma criança quando conseguia tocar nesses animais. Esse vídeo foi feito quando fomos visitar Bonito, e depois de ter passado um dia maravilhoso nessa fazenda, esse papagaio foi se despedir da nossa presença e encantou a todos, principalmente o Dr. Eduardo, que tinha que brincar com a ave. Basta olhar no seu sorriso e nos seus olhos para perceber o estado de graça que ele se encontrava. Uma alegria poder captar esse momento como exemplo de como devemos tratar os animais.
O Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Há décadas várias espécie de aves vem sofrendo grandes impactos, ou seja, pelo intenso tráfico de animais silvestres ou pelo intenso desmatamento de grandes florestas. A perda do hábitat é um dos grandes fatores pelas inúmeras espécies estarem desaparecendo.
Cada vez mais tem aumentado o número de aves nas cidades. Os programas de arborização urbana e pessoas têm plantado mais árvores em suas casas e ruas, isto é um grande atrativo para inúmeras espécies de aves que vem atrás de alimento, como frutas e sementes.
Como conservar e proteger as aves:
- recusando-se a comprar e a comercializar animais silvestres;
- não mantendo animais em cativeiro;
- não matando e nem sacrificando-os;
- não matando e nem sacrificando-os;
- denunciando aqueles que assim o fazem ou persuadindo a que mudem de comportamento;
- não jogando detritos nos cursos d'água, rios, igarapés e nem desmatando as suas margens;
- evitando adquirir produtos poluentes, cujo refugo não seja biodegradável e preservando áreas verdes;
- plante árvores e arbustos frutíferos;
- plante e mantenha em seu quintal ou sítio, plantas, arbustos e fruteiras que as aves possam utilizar para comida e abrigo (quanto maior a variedade de fruteiras, maiores serão as possibilidades de atrair uma variedade de pássaros visitantes);
- algumas espécies de árvores frutíferas atraem muitos pássaros, como o mamoeiro, a goiabeira, a ingazeira, a acerola, o jambeiro, a mangueira entre outras. Não colete todas as frutas, deixe algumas para as aves e insetos. Muitos pássaros incluem em sua dieta alimentar estes insetos que são atraídos pelas frutas maduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário