Final de semana passado resolvi aceitar o convite do meu amigo Nivaldo para ir passar o dia na Fazenda Ponte Alta em Barra do Piraí. Relutei mas aceitei. Foi pela indicação do próprio Nivaldo que nos levou a conhecer a Fazenda em 2007 e nos apaixonarmos não só pelo lugar, mas pelas pessoas que fazem parte dela. Já nesse primeiro contato nos encantamos pela receptividade do Barão de Mambucaba, da Adriana e da Cláudia e acabamos voltando por mais duas vezes.
Quando o Nivaldo me fez esse convite, voltei no tempo e me lembrei das três vezes que fomos lá e todas às vezes foram muito boas, e cada vez descobrindo lugares novos e nos encantando mais e mais. Não tenho como esquecer o sarau, das caminhadas pelas montanhas, da leitura dos livros, dos passeios, dos cafés da manhã, das conversas na varanda bebendo vinho, da chuva molhando as árvores e do silêncio quando a noite chega.
Meu coração acelerou quando adentramos a estradinha que leva a fazenda. Assim como acelerou quando recebi o abraço apertado e carinhoso do Barão. Da última vez até agora a fazenda só teve melhorias, graças ao esforço do Barão e de todos os funcionários que lá trabalham. Conversamos muito, e ri muito como há muito não fazia. A comida farta e gostosa continua com a mesma qualidade, assim como as sobremesas maravilhosas. O tempo passou lentamente como requer numa cidade do interior e quando vimos já havia anoitecido. O Barão nos convidou para pernoitar na Fazenda e foi uma agradável surpresa ficar no mesmo quarto que havia ficado com o Eduardo na primeira vez. O dia amanheceu com um sol lindo e o cheiro de café nos convida para saborear uma bela mesa montada para nossa primeira refeição.
Nessa manhã pude rever a Cláudia e a Adriana e receber delas um forte abraço e muitas palavras de carinho e afeto. Um momento muito gostoso, tão gostoso quanto o almoço que nos foi servido antes de partirmos. Aquela fazenda que é do ciclo do café era uma fazenda de sofrimento para os escravos, hoje nos reserva momentos de alegria e diversão. Foi um presente e tanto que recebi do meu amigo Nivaldo e mais ainda do Barão, Adriana e Cláudia. Obrigado pelo final de semana maravilhoso que me proporcionaram.